Este é o meu portefólio digital da disciplina de Educação e Tecnologias Multimédia do Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, uma forma de partilhar as aprendizagens realizadas nesta disciplina...Acompanhem a turma dos SUPER!!
Terça-feira, 30 de Maio de 2006
A Tecnologia ao serviço da Educação
Ontem, no âmbito da disciplina de Investigação em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, tivemos um seminário bastante profícuo com os Professores José António Brandão Carvalho e Luís Filipe Barbeiro que nos vieram falar sobre a Escrita na escola e, em particular, na aula de Língua Portuguesa.
Conduziram-nos à reflexão sobre a especificidade deste domínio na aula de língua materna, pelo qual tenho uma empatia particular em virtude de ser considerado o “parente pobre” da disciplina e de, nessa medida, no âmbito do estágio pedagógico, ter elaborado com as minhas colegas e com a Dr.ª Luzia, a nossa supervisora, um seminário subordinado a esse mesmo tema.
O seminário de ontem mostrou-nos, também, algumas das potencialidades das ditas novas tecnologias em contexto educativo, tornando muito claro e visível que a apropriação destes instrumentos pode ser benéfica se soubermos adaptá-los ao desenvolvimento da competência comunicativa que nos propomos desenvolver com os alunos. Sou uma forte adepta do trabalho sobre a escrita em regime de oficina, por tarefas gaduais, porque, apesar da minha escassa experiência profissional, já tive oportunidade de constatar os seus benefícios. Apenas nunca tinha tido de forma tão presente que os documentos em suporte electrónico permitem a aplicação com os alunos dessas mesmas práticas escriturais com forte capacidade recursiva e de reformulação.
Fiquei, assim, surpreendida com o projecto Competências Básicas em TIC nas EB1, tanto ao nível das concepções didácticas que lhe subjazem bem como da amplitude de que o projecto já se reveste...Um exemplo verdadeiramente inspirador!! Agora só falta uma turminha para, no próximo ano lectivo, aplicar todas estas aprendizagens...
E, como não há coincidências, hoje mesmo “tropecei” neste cartoon que deixo à turma para alguma reflexão....

sinto-me:

publicado por superjoana às 23:27
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Prof. Maria João Gomes a 3 de Junho de 2006 às 20:19
Penso que a tua experiência e o contacto com os blogues já te deve dar uma ideia do algumas explorações dos mesmo, por exemplo, na motivação para a escrita (nomeadamente colaborativa). Agora espera para quando falarmos dos Wiki !!!


De superjoana a 24 de Julho de 2006 às 16:50
A professora tinha razão!! Os wiki têm imensas potencialidades...A minha paixão pelo ensino da escrita está, assim, cada vez maior! Será que, depois de tantas aprendizagens, ainda há algo surpreendente para descobrir??


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

E-Learning: conceitos, vá...

Ainda a pesquisa na Inter...

Webquest...FINALMENTE!!

Amiguinhos do Moodle

Dos Portefólios aos Blogu...

A Tecnologia ao serviço d...

Blogues na área da Educaç...

Criação do blogue-fólio

arquivos

Julho 2006

Maio 2006

Março 2006

links
blogs SAPO
subscrever feeds