Este é o meu portefólio digital da disciplina de Educação e Tecnologias Multimédia do Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, uma forma de partilhar as aprendizagens realizadas nesta disciplina...Acompanhem a turma dos SUPER!!
Segunda-feira, 24 de Julho de 2006
E-Learning: conceitos, vários desafios, múltiplas vantagens
Em jeito de conclusão das pesquisas para este meu portefólio digital, reflectirei sucintamente sobre uma temática perfeitamente relacionada com a disciplina e, porque bastante actual, muito pertinente. Nas minhas múltiplas “aventuras” e “viagens” pela WWW deparei-me com expressões como “e-learning”, “ensino à distância”, etc. E nesta última semana, nas minhas pesquisas para os trabalhos finais das outras disciplinas do mestrado (que tão arduamente tenho vindo a realizar, sem um tempinho sequer para pôr os pezinhos na minha muito amada praia) encontrei no RepositoriUM dois textos da nossa ilustre super-professora Maria João. São eles Desafios do E-Learning: do conceito às práticas e E-Learning: reflexões em torno do conceito.
Não resisti à curiosidade, encostei um bocadinho o relatório do seminário de Estudos Linguísticos e dediquei este domingo a aumentar o meu conhecimento sobre mais uma questão em torno da Internet e da Informática.

Notei que a definição de e-learning não é consensual, sem que isso signifique que aqui importa problematizar o conceito; pelo contrário, essa ausência de consenso poder-nos-á levar a considerar que o conceito é, ele próprio, multifacetado, com vantagens visíveis e viabilizado quanto mais for possível responder aos desafios que se lhe coloca.

Nesta medida, assinale-se que a utilização que a nossa turma de mestrado fez da plataforma Moodle não corresponde, digamos, ao conceito mais puro de e-learning. A nossa combinação da tecnologia com o contexto de aula semanal permitiu antes uma “extensão virtual da sala de aula presencial”, onde pudemos consultar documentos disponibilizados pelos colegas e pela professora e estabelecer uma colaboração e uma partilha das aprendizagens que foram sendo alcançadas.

Mesmo prevendo uma quantidade e uma diversidade de recursos, uma partilha de experiências, sendo centrado na aprendizagem e aliando a Internet à interacção (não presencial), o carácter administrativo dos cenários do e-learning é uma característica muito intrínseca, pois permite a gestão espacial e temporal dos momentos e dos espaços de aprendizagem. Se pensarmos que nem todos os estudantes têm a possibilidade de se dedicarem a full time aos seus estudos e à permanência no campus, então o e-learning tem um elevado grau de aplicabilidade, tanto mais alcançado quanto as instituições souberem dar resposta aos desafios de infraestruturas e apoio, gestão, competências e reconhecimento profissional de quem se implica neste processo e, finalmente, dos recursos pedagógicos e dos conteúdos. Fiquei fã!!!


sinto-me:

publicado por superjoana às 01:11
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De Nena a 24 de Julho de 2006 às 17:24
Olá Joana.
Como não podia deixar de ser, o teu blog é espelho da tua dedicação, do teu interesse e do teu trabalho. Achei muito interessante o facto de teres percorrido, nos teus posts, todos os tópicos e conteúdos abordados nas aulas, enriquecidos pela pesquisa espectacular que revelas ter feito. É um desperdício não estares a trabalhar numa escolinha, com uma turminha, a proporcionar óptimos momentos de desenvolvimento de competências e aprendizagens! Mas temos de nos sujeitar a esta realidade tão difícil. Mas eu acredito na esperança (pleonasmo?).
Beijinhos grandes!


De supersusana a 26 de Julho de 2006 às 21:56
Olá Joana:

Ei sei que estás a trabalhar arduamente, mas tem cuidado com a tua saúde, pois vais ficar magrinha.
Eu concordo com a Marlene quando ela diz que merecias estar a trabalhar, pois pelo pouco que conheci de ti, considero-te uma professora repleta de ideias inovadoras e apologista de um ensino que se preza pela qualidade. O nosso ensino só iria enriquecer com mais duas professoras como vós: tu e a Marlene, pois acho que há " muitas nozes para quem não tem dentes".
Estou solidária convosco, embora saiba que isso não basta.
Falta pouco para pores os pés na praia!

Beijinhos


De Prof. Maria João Gomes a 3 de Agosto de 2006 às 12:00
Olá Joana!
Tens um bom blogue e que cumpre os principais objectivos propostos no âmbito da disciplina. Só foi pena não o teres desenvolvido ao longo do semestre em vez de ser em forma compacta no final do mesmo!
Um abraço e votos de uma super-férias!


De ♥muninah_Juaninha♥ a 26 de Novembro de 2006 às 17:51
ola, tb?
o teu blo ta mt fx...parabens!!!
paxa pelo meu tbm:


azulinha.blogs.sapo.pt


xau
bjx*


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

E-Learning: conceitos, vá...

Ainda a pesquisa na Inter...

Webquest...FINALMENTE!!

Amiguinhos do Moodle

Dos Portefólios aos Blogu...

A Tecnologia ao serviço d...

Blogues na área da Educaç...

Criação do blogue-fólio

arquivos

Julho 2006

Maio 2006

Março 2006

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds