Este é o meu portefólio digital da disciplina de Educação e Tecnologias Multimédia do Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, uma forma de partilhar as aprendizagens realizadas nesta disciplina...Acompanhem a turma dos SUPER!!
Segunda-feira, 24 de Julho de 2006
Ainda a pesquisa na Internet

A realização das webquests suscitou-me algumas dúvidas sobre a pesquisa de informação na Internet. Assim como é nossa função, na escola, enquanto professores, ensinar aos alunos métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica, também, pensei eu, nesta nova era da tecnologia e do hipermédia, há que auxiliar os alunos na busca de informação na web.

É verdade que a Webquest é uma estratégia de pesquisa orientada com vantagens significativas, mas, na verdade, não podemos passar toda a escolaridade a desenvolver a capacidade de pesquisa na web a partir da mesma estratégia pedagógica. Para além disso, a maior parte dos alunos já tem meios de, a partir das suas casas, aceder a esse mundo do hipertexto, muitas vezes sem qualquer tipo de supervisão.  

Reunidos estes motivos torna-se fácil perceber a razão pela qual um trabalho de desenvolvimento de habilidades de pesquisa com recurso, por exemplo, a motores de busca pode encontrar lugar nos espaços curriculares. E com tal pretendo defender que aperfeiçoar estas competências não deva ser tarefa exclusiva do professor de TIC ou de Língua Portuguesa, mas antes de todos, na medida em que a pesquisa é um tipo de actividade transversal e que, por isso,  só ganha quanto mais for incrementada.

O texto A pesquisa na Web através de ferramentas do motor de busca Google (Carvalho e Pereira, 2005), fornecido pela nossa professora é, do meu ponto de vista, um excelente instrumento de trabalho para todos os professores dos Ensinos Básico e Secundário que estejam atentos às lacunas que os alunos apresentam neste domínio e que, assim, queiram desenvolver, nas suas aulas, um trabalho de orientação sobre as formas mais eficazes de busca de informação credível, actualizada e segura na Internet.

Todos nós sabemos que a World Wide Web tem grandes potencialidades em diversos níveis, nomeadamente no acesso a informação e a conhecimento de forma bastante rápida e gratuita, contudo, devemos ser também conscientes dos perigos que encerra, especialmente para os mais novos. É deste modo que, na função de educadores, não podemos "tirar-lhes o rebuçado", mas antes orientá-los no saborear desta nova "guloseima" dos tempos contemporâneos... 


sinto-me: GULOSA!!

publicado por superjoana às 00:00
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Eu a 21 de Abril de 2008 às 17:19
Muito bom


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

E-Learning: conceitos, vá...

Ainda a pesquisa na Inter...

Webquest...FINALMENTE!!

Amiguinhos do Moodle

Dos Portefólios aos Blogu...

A Tecnologia ao serviço d...

Blogues na área da Educaç...

Criação do blogue-fólio

arquivos

Julho 2006

Maio 2006

Março 2006

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds