Este é o meu portefólio digital da disciplina de Educação e Tecnologias Multimédia do Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, uma forma de partilhar as aprendizagens realizadas nesta disciplina...Acompanhem a turma dos SUPER!!
Domingo, 9 de Julho de 2006
Amiguinhos do Moodle
Já se faz tarde, mas hoje não pude resistir a continuar as minhas pesquisas na net sobre o Moodle, a nova plataforma que a turma do mestrado tem vindo a utilizar na disciplina de Educação e Tecnologias Multimédia. Tal como os blogues no suporte à construção de portefólios digitais, também esta plataforma apresenta num uso escolar vastíssimas potencialidades, de tal modo que tem sido aproveitada por diversas instituições de ensino, como escolas, centros de formação e universidades.
Originalmente Moodle é um acrónimo de Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment. Amplamente utilizado por professores, constitui um sistema de apoio ao ensino e à aprendizagem, com as particularidades deste processo de ensino-aprendizagem se proceder numa base colaborativa entre todos os utilizadores e à distância.
Para além da possibilidade de participação em fóruns e referendos sobre conteúdos adequados às disciplinas, é também possível alojar ficheiros para consulta por todos os participantes, instituindo-se, assim, como um espaço de partilha de conhecimentos, aprendizagens e experiências mais imediato e completo que os blogues.
Eu diria que a utilização desta plataforma na nossa disciplina aumentou de forma exponencial a interacção entre a turma. Já antes, através dos blogues, era possível partilhar o percurso que iamos percorrendo. Neste momento, podemos mais rapidamente dar a conhecer uns aos outros o nosso trabalho – por exemplo, através da partilha de documentos que vamos elaborando – e até conversar a qualquer hora do dia a partir das nossas casas.
A turma tem manifestado tanto interesse pelo Moodle que até me ocorreu que, no próximo ano, já que estaremos tão ocupados com as nossas dissertações, poderíamos continuar a utilizá-lo, sem, assim, nunca perder o contacto e continuando a partilhar as conquistas tão arduamente alcançadas no Mestrado...
Aqui ficam alguns links de sítios Moodle que consultei. Vale a pena visitar!!
Comunidade Moodle Portuguesa
Disciplina Didàctica i Multimèdia da Universitat Autònoma de Barcelona
Universidade de Évora
Universidade Aberta
FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Associação Portuguesa de Telemática Educativa

sinto-me:

publicado por superjoana às 03:48
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

E-Learning: conceitos, vá...

Ainda a pesquisa na Inter...

Webquest...FINALMENTE!!

Amiguinhos do Moodle

Dos Portefólios aos Blogu...

A Tecnologia ao serviço d...

Blogues na área da Educaç...

Criação do blogue-fólio

arquivos

Julho 2006

Maio 2006

Março 2006

links
blogs SAPO
subscrever feeds